A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais
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A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais
O texto de Marcuschi me trouxe um alívio muito grande , porque antes de conhecê-lo, me imaginava como elaborar aulas sobre tipos ou gêneros textuais sem ter em mente essas definições e funções distintas?
Mesmo assim tinha uma vontade enorme de discutir com meus "futuros alunos", por não estar em sala de aula ainda, sobre classificação de textos e seus objetivos.
Encarar os gêneros como práticas sócio-históricas é uma abordagem interessante, não só para o professor, mas principalmente, para o aluno.Esse se vê participante das atividades discursivas da sociedade.Isso parece óbvio, mas quando estamos em sala de aula, essa questão não é levada em conta, na maioria das vezes, quando abrimos a discussão sobre textos.
Trazer os novos gêneros textuais e colocá-los como ponto de partida é primordial para o começo de um enriquecedor trabalho sobre a interferência de novas tecnologias, essas estão muito próximas do nosso aluno, e sobre a transformação ou misturas dos gêneros.Por exemplo: "o e-mail gera mensagens eletrônicas que têm nas cartas(pessoais, comerciais etc.) e nos bilhetes os seus antecessores.Contudo, as cartas eletrônicas são gêneros novos com identidades próprias, são gêneros emergentes na mídia virtual. Importante é perceber que os gêneros não são entidades formais, mas sim entidades comunicativas. Gêneros são formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais e em domínios discursivos específicios."
Mesmo assim tinha uma vontade enorme de discutir com meus "futuros alunos", por não estar em sala de aula ainda, sobre classificação de textos e seus objetivos.
Encarar os gêneros como práticas sócio-históricas é uma abordagem interessante, não só para o professor, mas principalmente, para o aluno.Esse se vê participante das atividades discursivas da sociedade.Isso parece óbvio, mas quando estamos em sala de aula, essa questão não é levada em conta, na maioria das vezes, quando abrimos a discussão sobre textos.
Trazer os novos gêneros textuais e colocá-los como ponto de partida é primordial para o começo de um enriquecedor trabalho sobre a interferência de novas tecnologias, essas estão muito próximas do nosso aluno, e sobre a transformação ou misturas dos gêneros.Por exemplo: "o e-mail gera mensagens eletrônicas que têm nas cartas(pessoais, comerciais etc.) e nos bilhetes os seus antecessores.Contudo, as cartas eletrônicas são gêneros novos com identidades próprias, são gêneros emergentes na mídia virtual. Importante é perceber que os gêneros não são entidades formais, mas sim entidades comunicativas. Gêneros são formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais e em domínios discursivos específicios."
Ludmila- Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/06/2008
Re: A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais
Ludmila escreveu:O texto de Marcuschi me trouxe um alívio muito grande , porque antes de conhecê-lo, me imaginava como elaborar aulas sobre tipos ou gêneros textuais sem ter em mente essas definições e funções distintas?
Mesmo assim tinha uma vontade enorme de discutir com meus "futuros alunos", por não estar em sala de aula ainda, sobre classificação de textos e seus objetivos.
Encarar os gêneros como práticas sócio-históricas é uma abordagem interessante, não só para o professor, mas principalmente, para o aluno.Esse se vê participante das atividades discursivas da sociedade.Isso parece óbvio, mas quando estamos em sala de aula, essa questão não é levada em conta, na maioria das vezes, quando abrimos a discussão sobre textos.
Trazer os novos gêneros textuais e colocá-los como ponto de partida é primordial para o começo de um enriquecedor trabalho sobre a interferência de novas tecnologias, essas estão muito próximas do nosso aluno, e sobre a transformação ou misturas dos gêneros.Por exemplo: "o e-mail gera mensagens eletrônicas que têm nas cartas(pessoais, comerciais etc.) e nos bilhetes os seus antecessores.Contudo, as cartas eletrônicas são gêneros novos com identidades próprias, são gêneros emergentes na mídia virtual. Importante é perceber que os gêneros não são entidades formais, mas sim entidades comunicativas. Gêneros são formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais e em domínios discursivos específicios."
Suas considerações são interessantes! Gostaria que seus colegas opinassem.
Quanto ao trabalho com Língua Portuguesa em sala de aula, pense o que é trabalhar com textos e o que é trabalhar com gêneros?
Que tal criarmos outro fórum para discutir isso?
Didatização de gêneros
Didatização de gêneros
É importantíssimo se projetar uma seqüência didática com gêneros textuais. Quando se põe em xeque o trabalho de ensinar português por meio deles, verificamos que esses se tratam de ensino de tipos textuais clássicos: narração, descrição, dissertação.
Estudar gêneros textuais vai muito, além disso, e não é só corrigir a confusão de nomenclatura (tipos e gêneros), mas ensinar a configuração desses gêneros na realidade discursiva, mesmo que essa confusão seja abordada nos livros didáticos.
Como ensinar português por meio de textos sem discutir a sua organização dentro de um determinado gênero? Sem analisar suas funções comunicativas, suas condições de discurso e seus usos sociais?
Após essa decisão didática, devem-se considerar os objetivos de sua aprendizagem. Ensinar por ensinar sem o desejo de alcançar metas, é o mesmo que reforçar a falta de interesse do aluno em refletir sobre a linguagem.
Para atingirmos isso, Guimarães considerou três aspectos nessa elaboração didática: os conhecimentos existentes sobre gêneros de texto, as capacidades observadas dos aprendizes e os objetivos de ensino.
“Depois dessa discussão, parte-se para uma produção inicial de um gênero escrito, colocado como um problema de comunicação a ser resolvido, seguida de uma apresentação dos conteúdos deste gênero. A seqüência será finalizada por uma produção final, que dá ao aluno a oportunidade de praticar as noções e instrumentos trabalhados durante os módulos e permite ao professor uma avaliação do processo.”
Ludmila- Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/06/2008
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