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Partindo da afirmação de Bronckart (1999:103) "A apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas", vislumbro a possibilidade de, como professora de produção de texto, promover o entendimento dos gêneros a fim de desenvolver estudantes mais aptos ao exercício da cidadania.
Com o conhecimento das particularidades de cada gênero textual, bem como de sua função comunicativa, os alunos possuírão ferramentas que os possibilitarão atuar na sociedade de forma mais consciente. Assim, ao abrirem um jornal, por exemplo, eles terão acesso aos mais variados gêneros textuais e poderão interagir com esses textos de forma mais crítica.
No que diz respeito ao acesso seria permitido aos estudantes tomarem conhecimento do posicionamento de determinado veículo de comunicação sobre algum assunto quando estiverem em contato com o editorial daquela edição, por exemplo. Já uma das formas de interação com o jornal seria a manifestação da opinião dos estudantes sobre variados assuntos na carta do leitor.
Dessa forma, é imprescindível aliar ao ensino de produção de texto a relevância social de cada gênero e sua valiosa contribuição para a formação de cidadãos mais críticos e capazes de serem voz ativa na sociedade da qual fazem parte.
Com o conhecimento das particularidades de cada gênero textual, bem como de sua função comunicativa, os alunos possuírão ferramentas que os possibilitarão atuar na sociedade de forma mais consciente. Assim, ao abrirem um jornal, por exemplo, eles terão acesso aos mais variados gêneros textuais e poderão interagir com esses textos de forma mais crítica.
No que diz respeito ao acesso seria permitido aos estudantes tomarem conhecimento do posicionamento de determinado veículo de comunicação sobre algum assunto quando estiverem em contato com o editorial daquela edição, por exemplo. Já uma das formas de interação com o jornal seria a manifestação da opinião dos estudantes sobre variados assuntos na carta do leitor.
Dessa forma, é imprescindível aliar ao ensino de produção de texto a relevância social de cada gênero e sua valiosa contribuição para a formação de cidadãos mais críticos e capazes de serem voz ativa na sociedade da qual fazem parte.
Luciene- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/06/2008
discurso
luciene!!suas ideias como professora de produção de texto são boas , percebe-se que pretende se aprimorar,e isso é louvável numa mestra,mas a título de contribuição me sinto forçado a discordar em parte quanto aos seus planos ,é sobre o ensino de editorial,é que ,só ter contato com esse genero textual é pouco ,se quer mesmo desenvolver nos seus discentes a aprendizagem de editorial,que tal apresentar aos seus alunos varios editoriais ,e de veículos de comunicação diferentes,aí sim os alunos poderão desenvolver o senso crítico,é porque em cada texto ,percebe-se a intencionalidade de quem o produziu e as possíveis influencias que por ventura tenha recebidoum abraço ,ótimo texto!!
Nilso Daniel- Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/06/2008
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