SABERES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contribuição de Marcuschi

Ir para baixo

Contribuição de Marcuschi Empty Contribuição de Marcuschi

Mensagem  Cleide Furtado Seg Jun 16, 2008 6:13 pm

Segundo Marcuschi o texto "Gêneros Textuais" são fenômenos históricos que estão vinculados à vida social e cultural. A quantidade de gêneros textuais hoje existentes, ou seja, a explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita também são idéias trazidas pelo autor, que dá início a fase cultura eletrônica.
Para Douglas Biber(1988) e Jean-Paul Bronckart (1999) há uma diferença enorme entre tipos e gêneros textuais.Podemos citá-los:
alien "usamos a expressão tipo textual para designar um espécie de construção teórica definida pela natureza linguistica de sua composição (aspectos lexicais,sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)";
"usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais,estilo e composição característica.
Apartir dos conceitos dado pelo autor sobre gêneros textuais, que aplico tais contribuições para minha prática docente. Meu objetivo é trabalhar em sala alguns gêneros textuais como: telefonema,bilhetes, lista de compras, cardápio de restaurante... realizo meu trabalho em uma turma (5ª a 8ª séries) construo um ambiente proprício para tal procedimento.Assim, proporciona um bom aprendizado e a compreensão dos alunos a função da escrita.
Cleide

Cleide Furtado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos