A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais

Mensagem  Ludmila em Dom Jun 22, 2008 11:25 am

O texto de Marcuschi me trouxe um alívio muito grande pale , porque antes de conhecê-lo, me imaginava como elaborar aulas sobre tipos ou gêneros textuais sem ter em mente essas definições e funções distintas?
Mesmo assim tinha uma vontade enorme de discutir com meus "futuros alunos", por não estar em sala de aula ainda, sobre classificação de textos e seus objetivos.
Encarar os gêneros como práticas sócio-históricas é uma abordagem interessante, não só para o professor, mas principalmente, para o aluno.Esse se vê participante das atividades discursivas da sociedade.Isso parece óbvio, mas quando estamos em sala de aula, essa questão não é levada em conta, na maioria das vezes, quando abrimos a discussão sobre textos.
Trazer os novos gêneros textuais e colocá-los como ponto de partida é primordial sunny para o começo de um enriquecedor trabalho sobre a interferência de novas tecnologias, essas estão muito próximas do nosso aluno, e sobre a transformação ou misturas dos gêneros.Por exemplo: "o e-mail gera mensagens eletrônicas que têm nas cartas(pessoais, comerciais etc.) e nos bilhetes os seus antecessores.Contudo, as cartas eletrônicas são gêneros novos com identidades próprias, são gêneros emergentes na mídia virtual. Importante é perceber que os gêneros não são entidades formais, mas sim entidades comunicativas. Gêneros são formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais e em domínios discursivos específicios."
study

Ludmila

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais

Mensagem  Admin em Qua Jul 02, 2008 11:44 pm

Ludmila escreveu:O texto de Marcuschi me trouxe um alívio muito grande pale , porque antes de conhecê-lo, me imaginava como elaborar aulas sobre tipos ou gêneros textuais sem ter em mente essas definições e funções distintas?
Mesmo assim tinha uma vontade enorme de discutir com meus "futuros alunos", por não estar em sala de aula ainda, sobre classificação de textos e seus objetivos.
Encarar os gêneros como práticas sócio-históricas é uma abordagem interessante, não só para o professor, mas principalmente, para o aluno.Esse se vê participante das atividades discursivas da sociedade.Isso parece óbvio, mas quando estamos em sala de aula, essa questão não é levada em conta, na maioria das vezes, quando abrimos a discussão sobre textos.
Trazer os novos gêneros textuais e colocá-los como ponto de partida é primordial sunny para o começo de um enriquecedor trabalho sobre a interferência de novas tecnologias, essas estão muito próximas do nosso aluno, e sobre a transformação ou misturas dos gêneros.Por exemplo: "o e-mail gera mensagens eletrônicas que têm nas cartas(pessoais, comerciais etc.) e nos bilhetes os seus antecessores.Contudo, as cartas eletrônicas são gêneros novos com identidades próprias, são gêneros emergentes na mídia virtual. Importante é perceber que os gêneros não são entidades formais, mas sim entidades comunicativas. Gêneros são formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais e em domínios discursivos específicios."
study


Suas considerações são interessantes! Gostaria que seus colegas opinassem.
Quanto ao trabalho com Língua Portuguesa em sala de aula, pense o que é trabalhar com textos e o que é trabalhar com gêneros?
Que tal criarmos outro fórum para discutir isso?

Admin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/06/2008

Ver perfil do usuário http://saberes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Didatização de gêneros

Mensagem  Ludmila em Qua Ago 06, 2008 9:42 pm

Didatização de gêneros


É importantíssimo se projetar uma seqüência didática com gêneros textuais. Quando se põe em xeque o trabalho de ensinar português por meio deles, verificamos que esses se tratam de ensino de tipos textuais clássicos: narração, descrição, dissertação.

Estudar gêneros textuais vai muito, além disso, e não é só corrigir a confusão de nomenclatura (tipos e gêneros), mas ensinar a configuração desses gêneros na realidade discursiva, mesmo que essa confusão seja abordada nos livros didáticos. confused

Como ensinar português por meio de textos sem discutir a sua organização dentro de um determinado gênero? Sem analisar suas funções comunicativas, suas condições de discurso e seus usos sociais? Basketball Basketball
Após essa decisão didática, devem-se considerar os objetivos de sua aprendizagem. Ensinar por ensinar sem o desejo de alcançar metas, é o mesmo que reforçar a falta de interesse do aluno em refletir sobre a linguagem.

Para atingirmos isso, Guimarães considerou três aspectos nessa elaboração didática: os conhecimentos existentes sobre gêneros de texto, as capacidades observadas dos aprendizes e os objetivos de ensino.
flower “Depois dessa discussão, parte-se para uma produção inicial de um gênero escrito, colocado como um problema de comunicação a ser resolvido, seguida de uma apresentação dos conteúdos deste gênero. A seqüência será finalizada por uma produção final, que dá ao aluno a oportunidade de praticar as noções e instrumentos trabalhados durante os módulos e permite ao professor uma avaliação do processo.”
sunny

Ludmila

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A verdadeira funcionalidade dos gêneros textuais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum