Contribuição de Marcuschi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Contribuição de Marcuschi

Mensagem  Cleide Furtado em Seg Jun 16, 2008 6:13 pm

Segundo Marcuschi o texto "Gêneros Textuais" são fenômenos históricos que estão vinculados à vida social e cultural. A quantidade de gêneros textuais hoje existentes, ou seja, a explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita também são idéias trazidas pelo autor, que dá início a fase cultura eletrônica.
Para Douglas Biber(1988) e Jean-Paul Bronckart (1999) há uma diferença enorme entre tipos e gêneros textuais.Podemos citá-los:
alien "usamos a expressão tipo textual para designar um espécie de construção teórica definida pela natureza linguistica de sua composição (aspectos lexicais,sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)";
"usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais,estilo e composição característica.
Apartir dos conceitos dado pelo autor sobre gêneros textuais, que aplico tais contribuições para minha prática docente. Meu objetivo é trabalhar em sala alguns gêneros textuais como: telefonema,bilhetes, lista de compras, cardápio de restaurante... realizo meu trabalho em uma turma (5ª a 8ª séries) construo um ambiente proprício para tal procedimento.Assim, proporciona um bom aprendizado e a compreensão dos alunos a função da escrita.
Cleide

Cleide Furtado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum