Comentando o texto de Marcuschi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comentando o texto de Marcuschi

Mensagem  Edivânia Farias Siqueira em Seg Jun 16, 2008 2:37 pm

O professor pode tornar o aprendizado de gêneros textuais algo motivador, já que eles surgem a partir das necessidades de atividades sociais e culturais, fazendo com que o aluno entenda que os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia, levando em conta que são maleáveis e dinâmicos. Assim são práticas sociais que desenvolvem-se em domínios discursivos específicos.

Marcuschi fala de alguns pontos relevantes, dos quais estão as inovações tecnológicas que contribuem para o surgimento de novos gêneros, tanto orais quanto escritos, citando para exemplificar as fazes como: o aparecimento da cultura impressa, a industrialização e a eletrônica. Assim os gêneros vão surgindo por imposição de aspectos sócio-comunicativos e por sua funcionalidade, permitindo que se enfatize com mais vigor os novos objetivos.

Como reconhecer os gêneros textuais? Em muitos casos as formas, em outros as funções os determinam, porém há casos em que o suporte ou o ambiente é que são fatores determinantes.

O termo tipo textual se confunde com gênero textual, é importante que se trace as diferenças.O que define os tipos textuais são os traços lingüísticos que predominam, sendo um conjunto de traços que formam uma seqüência. Os gêneros textuais são os textos utilizados no dia-a-dia, com seus conteúdos, funcionalidades e estilos. Nos gêneros textuais é possível encontrar alguns tipos textuais: narração, descrição, exposição, isso faz o texto ser variado.

Marcuschi ressalta que é difícil para os alunos justamente estabelecer as relações entre as seqüências tipológicas e entender que vários gêneros sequenciam essas bases tipológicas.

Existe uma intertextualidade inter-gêneros que é uma mistura de funções e formas de gêneros que realizam várias seqüências de tipos textuais, assim pode-se utilizar um poema para fazer publicidade, pois o importante é a divulgação do produto e estimular a compra, isto é, um gênero com função de outro. A adaptação e maleabilidade permitem a intertextualidade inter-gêneros, por isso é preciso observar como está agindo o gênero e não apenas sua substância, e nem a forma do discurso.

Se os gêneros são reflexos culturais e sociais, assim a variação cultural pode acarretar mudanças para os gêneros. Seria importante mostrar aos alunos que os gêneros textuais fazem parte de suas vidas e estão inseridos em todos os contextos, sendo formais e informais, isso dependendo dos objetivos individuais, levando em conta que são formas socialmente praticadas. Dar ao aluno a chance de saber e entender os gêneros textuais sem ser aqueles que já são de uso escolar.

Edivânia Farias Siqueira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum