O uso dos gêneros textuais ...
Página 1 de 1
O uso dos gêneros textuais ...
A escola tem dificuldades de ensinar a seus alunos a ler e a escrever, fazendo com que não se consiga garantir eficácia no ensino da linguagem, isso acarreta falta de compreensão dos textos que são propostos à leitura e dificuldade de organizar idéias por escrito. O fracasso escolar aponta para necessidade de uma reformulação do ensino, com o objetivo de garantir a aprendizagem da leitura e escrita.
A linguagem é uma forma de ação que orienta e que realiza ações sociais nos diferentes grupos da sociedade, assim interagimos no mundo por meio de diferentes textos, então a escola pode tornar possível que o aluno tenha acesso a textos que circulam socialmente, ensinando-os e interpretando-os.
Seria importante que a língua portuguesa conseguisse trabalhar com textos de diferentes disciplinas, aqueles que o aluno se defronta diariamente no universo escolar, textos que o aluno muitas vezes não consegue manejar, pois não há um planejamento com essa finalidade. A língua portuguesa pode ensinar o aluno a trabalhar com textos expositivos da área de história e outras áreas.
Utilizamos a linguagem em diversas situações comunicativas e é relevante que a escola promova situações e procedimentos em que os alunos tenham contextos formais para aprendizagem; o professor pode planejar entrevistas, seminários, debates, diálogos com autoridades, etc.
É preciso que se proponha situações didáticas nas quais esses textos façam sentido. De acordo com Guimarães aprender a produzir gêneros de textos mobiliza as capacidades de linguagem que utilizam para leitura e escrita de qualquer texto, assim mobiliza-se toda e qualquer produção.
A linguagem é uma forma de ação que orienta e que realiza ações sociais nos diferentes grupos da sociedade, assim interagimos no mundo por meio de diferentes textos, então a escola pode tornar possível que o aluno tenha acesso a textos que circulam socialmente, ensinando-os e interpretando-os.
Seria importante que a língua portuguesa conseguisse trabalhar com textos de diferentes disciplinas, aqueles que o aluno se defronta diariamente no universo escolar, textos que o aluno muitas vezes não consegue manejar, pois não há um planejamento com essa finalidade. A língua portuguesa pode ensinar o aluno a trabalhar com textos expositivos da área de história e outras áreas.
Utilizamos a linguagem em diversas situações comunicativas e é relevante que a escola promova situações e procedimentos em que os alunos tenham contextos formais para aprendizagem; o professor pode planejar entrevistas, seminários, debates, diálogos com autoridades, etc.
É preciso que se proponha situações didáticas nas quais esses textos façam sentido. De acordo com Guimarães aprender a produzir gêneros de textos mobiliza as capacidades de linguagem que utilizam para leitura e escrita de qualquer texto, assim mobiliza-se toda e qualquer produção.
Edivânia Farias Siqueira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/06/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|