A CONTRIBUIÇÃO DE MARCUSCHI
3 participantes
Página 1 de 1
A CONTRIBUIÇÃO DE MARCUSCHI
Os principais aspectos que contribuiram para mim em sala de aula, foram as definições dadas por ele sobre tipos de textos e gêneros textuais, pois de forma clara pude compreender melhor qual a diferença entre os termos. E também a contribuição que os gêneros dão as atividades comunicativas do dia-a-dia, pois não são instrumentos estanques.
Bárbara Stein Pacce Tessa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2008
Re: A CONTRIBUIÇÃO DE MARCUSCHI
Bárbara Stein Pacce Tessa escreveu:Os principais aspectos que contribuiram para mim em sala de aula, foram as definições dadas por ele sobre tipos de textos e gêneros textuais, pois de forma clara pude compreender melhor qual a diferença entre os termos. E também a contribuição que os gêneros dão as atividades comunicativas do dia-a-dia, pois não são instrumentos estanques.
Bárbara:
O que quis dizer quando afirmou que os gêneros contribuem paras as atividades comunicativas do dia-a-dia? Você poderia desenvolver isso?
Fórum 1:gêneros e tipos textuais
Desde a publicação dos PCNs, a noção de gênero como instrumento do ensino-aprendizagem passou a ser um tema freqüente no debate didático de como ensinar a língua portuguesa, já que como aduz Bronckart "a atividade de linguagem é própria da atividade social dos homens". O texto de marcuschi, serviu-me como subsídio para um (re) pensar do meu trabalho como professora, pois estimulou-me a valorizar os gêneros como atividades pedagógicas e, conseqüentemente, promoveu para uma prática mais consciente,uma vez que levanta argumentos consistentes para diferenciar tipos textuais de gêneros textuais. Trabalhar com texto sempre foi um desafio para mim, pois era um área pouco explorada. A leitura do texto em questão despertou o desejo de buscar novas leituras e outros autores que tratam do tema, promovendo para meu amadurecimento como educadora.
Cida Bonomo- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/08/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|