SABERES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4º Fórum - Outdoor

+3
Rubia
jacira
Olivaldo
7 participantes

Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty 4º Fórum - Outdoor

Mensagem  Olivaldo Qui Jul 24, 2008 12:38 am

Outdoor: gênero ou suporte?

Olivaldo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Suporte

Mensagem  Olivaldo Qui Jul 24, 2008 12:39 am

Considero que o outdoor apresente características que o aproxime bem mais do que é considerado suporte que propriamente de gênero textual.

O que ocorreu, a meu ver, foi um mero problema de nomenclatura de cunho metonímico: o senso comum acostumou-se a chamar de outdoor a propaganda veiculada e não a estrutura que a suportava, o que penso ser mais apropriado.

Outdoor é suporte para gêneros, inclusive para propaganda. Esta, quando veiculada em outdoors, terá sim características bastantes próprias, mas nada que a diferencie como um outro gênero que não gênero propaganda.

Olivaldo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Re: 4º Fórum - Outdoor

Mensagem  jacira Dom Ago 03, 2008 12:26 am

Também penso que o outdoor, mesmo tenho sido considerado como sendo gênero textual por um longo tempo e por apresentar características bastantes específicas, ele funciona mesmo é como suporte para os gêneros.

jacira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Re: 4º Fórum - Outdoor

Mensagem  Rubia Dom Ago 03, 2008 2:02 am

Uma definição que encontrei para suportes textuais diz que eles são os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais. Numa concepção ampla de texto “outdoor” pode ser considerados como suporte textuai. Servindo de espaço no qual os gêneros aparecerão. Sendo a propaganda o gênero mais recorrente nesse tipo de suporte.

Rubia

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Re: 4º Fórum - Outdoor

Mensagem  Thiago Dom Ago 03, 2008 1:38 pm

Podemos perceber que nem todos os meios de comunicação, podem ser considerados como gêneros, como por exemplo o autdoor que é simplesmente um suporte, para o meio de comunicação, muito utilizado nos meios de comunicação publicitária. Um suporte que pode conter vários gêneros textuais.

Thiago

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Suporte

Mensagem  Grasi Dom Ago 03, 2008 7:20 pm

Eu acredito que o outdoor é somente um suporte para o que os publicitários escrevam, mais nada, então, podemos ter desde uma propaganda de loja até uma receita de bolo, é só pagar, por isso ele é considerado por mim um suporte.

Grasi

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Outdoor - gênero ou suporte?

Mensagem  Rita Moraes Qua Ago 06, 2008 2:46 pm

Mesmo considerando que os autores contemporâneos classificam o outdoor como suporte, acho que ele, de fato, é um suporte, mas muito mais um gênero. Isso porque a linguagem e o formato dessa mídia são tão específicos que nada se compara a ela. Por exemplo, o outdoor é uma mídia de impacto, o que significa que, querendo ou não, as pessoas olham e assimilam a mensagem. Sabe lá o que é isso? Que outra mídia faz isso? Nos comerciais de TV, você simplesmente muda de canal, nos jornais, revistas, folders, flyers e outros, você só lê se quiser e por aí vai. O único que se compara ao outdoor é a “empena”, aqueles murais imensos que têm, acho, como suporte, os prédios, mesmo assim, se formos prestar atenção, as mensagens das empenas são mais, muito mais visuais. Por ser tão importante como propaganda e tão específico acho que o outdoor é um gênero.

Rita Moraes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Re: 4º Fórum - Outdoor

Mensagem  Olivaldo Qui Ago 07, 2008 8:56 am

Ritinha, darling!

Mesmo afirmando que trata-se de um gênero, penso que sua argumentação só veio a confirmar que o outdoor é um SUPORTE para a propaganda. Isso porque, repare, que todos os seus outros exemplos foram de propagandas em outros suportes.

Sem mais ((nem menos)).

geek

Olivaldo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Outdoor Gênero ou Suporte ...

Mensagem  Dani Qui Ago 07, 2008 6:15 pm

Considero o outdoor um suporte por meio do qual são veiculados diversos gêneros como propagandas, divulgações, informações etc.
O outdoor por si só, vazio, em branco, acredito não apresentar característica de gênero, não exite qualquer função social compartilhada.

afro

Dani

Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

4º Fórum - Outdoor Empty Re: 4º Fórum - Outdoor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos